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TERMOS DA VELA

Nesta página pretendemos mostrar um pequeno dicionário com os termos usados na Vela, em português, inglês e alemão. Procuramos fazer o melhor possível, mas o dicionário pode e deve ser aperfeiçoado com o tempo, sugestões e críticas serão bem-vindas!

Português Inglês Alemão Significado
Adriça Halyard Fall Cabo usado para içar as velas.
Altura do costado Distância vertical entre o convés e a linha d'água.
Amantilho Cabo fino que serve para içar a retranca.
Aparelho Rig
Balão ou Spinnaker Spinnaker Spinnaker Vela de grandes dimensões, usada quando a embarcação navega na mesma direção do vento.
Barlavento Windward Luv Lado do barco de onde vem o vento.
Boca Largura máxima do barco.
Bolina ou quilha Centreboard Schwert Painel ou quilha destinada à cortar as águas e evitar que o barco tombe para sotavento.
Bombordo Port Backbord Lado esquerdo do barco (olhando para a frente do barco).
Brandais Shrouds Cabos que sustêm o mastro de cada lado do barco.
Buja Jib Fock Vela de proa (de frente).
Burro Boom vang Baumniederholer Aparelho que impede a retranca de subir.
Cabo de rizar Cabo que permite encurtar a vela quando se riza.
Caixa da quilha Centreboard case
Calado Distância vertical entre a linha d'água e a parte inferior da quilha.
Cana do leme Tiller Alavanca que aciona o leme.
Casco Hull Rumpf
Contra-estai Backstay Sustêm o mastro para a popa ou para a ré.
Convés Deck Pavimento superior do barco.
Corda da Esteira Outhaul Unterliekstrecker Cabo usado para se tensionar a esteira da vela pelo punho da escota da mesma.
Cunningham Cunningham Cunningham oder Vorliekstrecker Cabo usado para se tensionar a testa da vela pelo punho da amura da mesma.
Draft Draft Ponto de maior profundidade da vela. Draft mais à frente (mais fácil de conduzir o leme), mais à trás (orça mais).
Entrada Pode ser mais afilada (maior capacidade de orçar) ou mais arredondada (barco mais fácil de governar).
Escota Sheet Schot Cabo usado para se regular a extremidade móvel (punho) da vela.
Escota da Buja Jib sheets Fockshot
Escota da Mestra Mainsheet Hauptschot
Estai Forestay Sustêm o mastro para a proa ou para a vante.
Esteira Foot Unterliek Lado inferior da vela (fixada à retranca).
Estibordo Starboard Steuerbord Lado direito do barco (olhando para a frente do barco).
Extensão da cana do leme Tiller extension
Fitas ou Birutas Tell-tales Windfäden Indicadores usados para a regulagem do formato e abertura da vela.
Garlindéu Gooseneck Junção que prende a retranca ao mastro.
Genoa Vela de proa com área maior, que avança no espaço da mestra.
Linha d'água Linha de demarcação entre as partes submersa e a imersa do casco.
Mastro Mast Mast
Mestra ou grande Mainsail Hauptsegel Vela principal, presa pela sua testa ao mastro principal.
Pá do leme Rudder Parte submersa do leme.
Painel da popa Transom Plano vertical à ré do barco.
Popa Stern Heck Retaguarda do barco (lado de trás).
Proa Bow Bug Frente do barco.
Punho da amura Tack Hals Canto anterior inferior da vela, onde a testa e a esteira da vela se encontram.
Punho da escota ou esteira Clew Schothorn Ângulo inferior da vela onde a valuma e a esteira se encontram.
Punho da pena ou tope Head Ângulo superior da vela.
Retranca Boom Baum Haste horizontal, presa ao mastro e ao punho da esteira da vela.
Rizes Pequenos cabos que se passam sob a retranca para colher a vela depois de rizada.
Rode de proa Stem Extremidade dianteira do barco.
Roldana Block
Sotavento Leeward Lee Lado do barco que "solta" o vento. De onde o vento está indo embora.
Talas Battens Latten Réguas que ajudam a manter o formato da vela, direcionando o ar para a valuma da mesma.
Testa Luff Vorliek Lado anterior da vela (onde o vento "entra" na vela).
Torção
Tralhas Cabos costurados à bainha de uma vela para aumentar a sua solidez.
Traveler Traveler Traveller Aparelho onde vai presa a escota da vela, permite o ajuste da abertura da vela sem alterar o seu formato.
Valuma Leech Achterliek Lado posterior da vela (de onde o vento "sai" da vela).
Vaus Spreaders Wanten Varetas horizontais, presas ao mastro, que aumentam o ângulo entre o mastro e os brandais.
Vela Sail Segel
Stern quarters Extremidades traseiras do barco.
Fore Em direção à proa.
Aft Em direção à popa.

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Código Morse no modo fácil

Desenvolvido por Samuel Morse em 1835, o Código Morse é um código binário, usado para se enviar mensagens usando apenas uma combinação de pontos, traços e espaços, que representam as várias letras do alfabeto, números, e sinais de pontuação. O Código Morse permite que possamos nos comunicar através de várias maneiras. Seguem alguns exemplos que podem ser usados no mar: Som (usando apitos e buzinas) Luz (com uma lanterna) Ondas eletromagnéticas (através de um rádio transmissor) Seguem 2 tabelas que você pode colar em um lugar estratégico no seu barco, facilitando o uso do código: A primeira é a de recepção : você inicia com os seus olhos no START e vai acompanhando os pontos (dit) para a esquerda ou traços (dah) para a direita, até chegar na letra transmitida. A segunda tabela é a de transmissão : as letras e números estão em ordem alfabética, de cima para baixo, de um modo que você às encontra facilmente. Aí é só transmitir os pontos (dit) e traços (dah) indicado