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MANOBRANDO O BARCO

Estes procedimentos foram elaborados através de nossa experiência velejando com o Daysailer e através de muita pesquisa em livros e internet. Acreditamos ser a maneira mais rápida e prática de executar as manobras com este barco, sugestões serão sempre bem vindas e avaliadas.

Tripulante Timoneiro Proeiro
Cambada - 1 Fala "Preparar para cambar", solta a escota do mordedor (fica com a extensão da cana do leme na mão mais à popa e com a escota da mestra na mão mais à proa).
Cambada - 2 Checa a área, solta a escota do mordedor e fala "Pronto".
Cambada - 3 Fala "CambandÔ" e empurra a extensão para sotavento de forma que o leme fique 30° da linha do centro.
Cambada - 4 Quando o barco ficar aproado ao vento, começa a cruzar o barco. Começa a cruzar o barco junto com o timoneiro, levando consigo a nova escota.
Cambada - 5 Mover-se para o outro lado quando a retranca passar para o novo bordo. Quando a buja se encher pelo lado de sotavento, soltar a escota original e tensionar a nova escota. 
Cambada - 6 Prende a escota da mestra no novo bordo e guia o barco no novo curso com a extensão da cana do leme nas suas costas. Regula a buja no novo curso e regula a bolina, se necessário.
Cambada - 7 Troca de mãos na extensão do leme.
Tripulante Timoneiro Proeiro
Gibe - 1 Fala "Atento para o gibe".
Gibe - 2 Fica na linha de centro do barco durante toda a manobra, checa a bolina, se ela não está mais de 1/4 abaixada, e fala "Pronto".
Gibe - 3 Fala "Gibe-Ô", aponta a extensão da cana do leme para o novo bordo e puxa o leme para barlavento (Extensão da cana do leme na mão mais à popa). Pega a nova escota e passa a buja para o novo bordo.
Gibe - 4 Fica de pé no meio do barco, muda a escota de lado, prende ela no mordedor do novo bordo e prepara para ajudar a retranca a trocar de bordo.
Gibe - 5 Quando a buja encher no novo bordo o barco estará numa popa rasa e pronto para o gibe. Puxar a retranca para o novo bordo. Regula a buja no novo bordo.
Gibe - 6 Move-se para o novo bordo quando a retranca passou de lado e centraliza o leme. Cuida do equilíbrio do barco.
Gibe - 7 Troca de mãos na extensão do leme.
Tripulante Timoneiro Proeiro
Armando o Balão - 1 Engata o pau do balão no amantilho.
Armando o Balão - 2 Fica de pé para içar o balão com a cana do leme entre as pernas. Engata a ponteira do pau na escota de barlavento e empurra o pau para a frente.
Armando o Balão - 3 Iça o balão. Engata a outra ponteira do pau no anel junto ao mastro.
Armando o Balão - 4 Prende a adriça do balão no mordedor e ajusta a escota de sotavento até que o proeiro possa pegá-la. Ajusta a escota de barlavento e depois pega a escota de sotavento para ajustá-la.
Tripulante Timoneiro Proeiro
Gibe com o Balão - 1 Fala: "Atento para o gibe".
Gibe com o Balão - 2 Puxa a escota de barlavento do balão de forma que ele fique perpendicular à linha de centro do barco.
Gibe com o Balão - 3 Fala: "Gibe-Ô", faz o gibe da vela mestra e centraliza o leme. Faz o gibe da buja.
Gibe com o Balão - 4 Fica de pé no meio, guiando com o leme entre as pernas. Passa as escotas do balão para o timoneiro.
Gibe com o Balão - 5 Usa as escotas para manter o balão cheio. Desengata o pau do balão do mastro, engata na nova escota de barlavento, desengata a outra ponteira da escota e engata no mastro.
Gibe com o Balão - 6 Ajusta a escota de barlavento e depois pega a escota de sotavento para ajustá-la.

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Desenvolvido por Samuel Morse em 1835, o Código Morse é um código binário, usado para se enviar mensagens usando apenas uma combinação de pontos, traços e espaços, que representam as várias letras do alfabeto, números, e sinais de pontuação. O Código Morse permite que possamos nos comunicar através de várias maneiras. Seguem alguns exemplos que podem ser usados no mar: Som (usando apitos e buzinas) Luz (com uma lanterna) Ondas eletromagnéticas (através de um rádio transmissor) Seguem 2 tabelas que você pode colar em um lugar estratégico no seu barco, facilitando o uso do código: A primeira é a de recepção : você inicia com os seus olhos no START e vai acompanhando os pontos (dit) para a esquerda ou traços (dah) para a direita, até chegar na letra transmitida. A segunda tabela é a de transmissão : as letras e números estão em ordem alfabética, de cima para baixo, de um modo que você às encontra facilmente. Aí é só transmitir os pontos (dit) e traços (dah) indicado