Estes procedimentos foram elaborados através de nossa experiência velejando com o Daysailer e através de muita pesquisa em livros e internet. Acreditamos ser a maneira mais rápida e prática de executar as manobras com este barco, sugestões serão sempre bem vindas e avaliadas.
Tripulante | Timoneiro | Proeiro |
Cambada - 1 | Fala "Preparar para cambar", solta a escota do mordedor (fica com a extensão da cana do leme na mão mais à popa e com a escota da mestra na mão mais à proa). | |
Cambada - 2 | Checa a área, solta a escota do mordedor e fala "Pronto". | |
Cambada - 3 | Fala "CambandÔ" e empurra a extensão para sotavento de forma que o leme fique 30° da linha do centro. | |
Cambada - 4 | Quando o barco ficar aproado ao vento, começa a cruzar o barco. | Começa a cruzar o barco junto com o timoneiro, levando consigo a nova escota. |
Cambada - 5 | Mover-se para o outro lado quando a retranca passar para o novo bordo. | Quando a buja se encher pelo lado de sotavento, soltar a escota original e tensionar a nova escota. |
Cambada - 6 | Prende a escota da mestra no novo bordo e guia o barco no novo curso com a extensão da cana do leme nas suas costas. | Regula a buja no novo curso e regula a bolina, se necessário. |
Cambada - 7 | Troca de mãos na extensão do leme. | |
Tripulante | Timoneiro | Proeiro |
Gibe - 1 | Fala "Atento para o gibe". | |
Gibe - 2 | Fica na linha de centro do barco durante toda a manobra, checa a bolina, se ela não está mais de 1/4 abaixada, e fala "Pronto". | |
Gibe - 3 | Fala "Gibe-Ô", aponta a extensão da cana do leme para o novo bordo e puxa o leme para barlavento (Extensão da cana do leme na mão mais à popa). | Pega a nova escota e passa a buja para o novo bordo. |
Gibe - 4 | Fica de pé no meio do barco, muda a escota de lado, prende ela no mordedor do novo bordo e prepara para ajudar a retranca a trocar de bordo. | |
Gibe - 5 | Quando a buja encher no novo bordo o barco estará numa popa rasa e pronto para o gibe. Puxar a retranca para o novo bordo. | Regula a buja no novo bordo. |
Gibe - 6 | Move-se para o novo bordo quando a retranca passou de lado e centraliza o leme. | Cuida do equilíbrio do barco. |
Gibe - 7 | Troca de mãos na extensão do leme. | |
Tripulante | Timoneiro | Proeiro |
Armando o Balão - 1 | Engata o pau do balão no amantilho. | |
Armando o Balão - 2 | Fica de pé para içar o balão com a cana do leme entre as pernas. | Engata a ponteira do pau na escota de barlavento e empurra o pau para a frente. |
Armando o Balão - 3 | Iça o balão. | Engata a outra ponteira do pau no anel junto ao mastro. |
Armando o Balão - 4 | Prende a adriça do balão no mordedor e ajusta a escota de sotavento até que o proeiro possa pegá-la. | Ajusta a escota de barlavento e depois pega a escota de sotavento para ajustá-la. |
Tripulante | Timoneiro | Proeiro |
Gibe com o Balão - 1 | Fala: "Atento para o gibe". | |
Gibe com o Balão - 2 | Puxa a escota de barlavento do balão de forma que ele fique perpendicular à linha de centro do barco. | |
Gibe com o Balão - 3 | Fala: "Gibe-Ô", faz o gibe da vela mestra e centraliza o leme. | Faz o gibe da buja. |
Gibe com o Balão - 4 | Fica de pé no meio, guiando com o leme entre as pernas. | Passa as escotas do balão para o timoneiro. |
Gibe com o Balão - 5 | Usa as escotas para manter o balão cheio. | Desengata o pau do balão do mastro, engata na nova escota de barlavento, desengata a outra ponteira da escota e engata no mastro. |
Gibe com o Balão - 6 | Ajusta a escota de barlavento e depois pega a escota de sotavento para ajustá-la. |
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