Apresentamos aqui uma tabela que pode ajudar na regulagem e posição da tripulação no barco, dependendo da velocidade do vento, da direção que o barco se encontra em relação ao vento e do estado do mar ou lagoa. Desenvolvemos também um aplicativo Android (disponível no Google Play) que o ajudará a regular o seu barco quando você estiver montando o mesmo para a velejada.
Vela, Situação
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Mestra, vento fraco
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Mestra, vento médio
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Mestra, vento forte
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Mestra, mar agitado
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Mestra, orça
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Mestra, través
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Mestra, popa
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Velocidade
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4nós, 7km/h,
2m/s ou menos
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9 à 10nós, 16 à 19km/h, 5m/s
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Acima de 13nós, 24km/h, 7m/s
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Adriça
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Adriça: tensionar de modo que apareçam apenas
algumas rugas diagonais sinalizando excesso de tensão (vento de 16 à 19
km/h).
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Adriça: com ventos mais fortes as rugas ficarão mais
evidentes.
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Cunningham
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Cunningham: folgado. Tensionar de modo que sumam
"quase" todas as rugas horizontais.
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Cunningham: folgado. Tensionar de modo que sumam
"quase" todas as rugas horizontais.
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Cunningham: caçado. Tensionar de modo que sumam
"quase" todas as rugas horizontais.
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Corda da esteira
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Corda da esteira: soltar de 4 à 5 cm do máximo.
Nunca deixe a vela com rugas verticais na esteira. Com vento muito fraco
talvez seja necessário tensionar, caso ele não tenha força para passar pela
vela.
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Corda da esteira: tensionar ao máximo. Nunca deixe a
vela com rugas verticais na esteira.
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Corda da esteira: tensionar ao máximo. Nunca deixe a
vela com rugas verticais na esteira.
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Corda da esteira: soltar de 4 à 5 cm do máximo.
Nunca deixe a vela com rugas verticais na esteira.
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Corda da esteira: soltar de 5 à 8 cm do máximo.
Nunca deixe a vela com rugas verticais na esteira.
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Vela, Situação
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Mestra, vento fraco
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Mestra, vento médio
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Mestra, vento forte
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Mestra, mar agitado
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Mestra, orça
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Mestra, través
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Mestra, popa
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Velocidade
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4 nós, 7 km/h,
2 m/s ou menos
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9 à 10 nós, 16 à 19 km/h, 5 m/s
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Acima de 13 nós, 24 km/h, 7 m/s
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Burro
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Burro: folgado. Tensionar de modo que a tala superior
da mestra fique 5 graus à sotavento da retranca (olhando de baixo da retranca
para cima). Com vento muito fraco a fita superior estará quase
"quebrando".
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Burro: tensionar de modo que a tala superior da
mestra esteja paralela à retranca (olhando de baixo da retranca para cima).
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Burro: muito caçado. Tensionar de modo que a tala
superior da mestra fique de 5 à 10 graus à sotavento da retranca (olhando de
baixo da retranca para cima).
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Burro: tensionar de modo que a tala superior da
mestra fique 5 graus à sotavento da retranca (olhando de baixo da retranca
para cima). Se a retranca estiver pendurada na valuma da vela de modo que a
tala superior fique para dentro, então é melhor que a tala superior esteja
paralela à linha central do casco.
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Burro: tensionar de modo que o burro suporte a
valuma e a retranca. A tala superior da mestra deve estar paralela à retranca
e a fita deve voar para fora paralela à tala.
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Escota
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Escota: folgada.
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Escota: caçada.
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Escota: folgada. Atua apenas como um traveler,
permitindo que a retranca fique mais à sotavento.
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Traveler
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Traveler: posicionar a retranca mais à barlavento,
paralela à linha central do casco.
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Traveler: posicionar a retranca mais à barlavento,
paralela à linha central do casco.
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Traveler: ajuda no posicionamento da vela mestra mais
à sotavento.
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Vela, Situação
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Buja, vento fraco
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Buja, vento médio
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Buja, vento forte
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Buja, mar agitado
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Buja, orça
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Buja, través
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Buja, popa
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Velocidade
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4 nós, 7 km/h,
2 m/s ou menos
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9 à 10 nós, 16 à 19 km/h, 5 m/s
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Acima de 13 nós, 24 km/h, 7 m/s
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Adriça
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Adriça: tensionar de modo que sumam
"quase" todas as rugas horizontais.
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Adriça: tensionar de modo que sumam
"quase" todas as rugas horizontais.
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Adriça: tensionar de modo que sumam
"quase" todas as rugas horizontais.
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Escota
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Escota: solta. Tensione de modo que a valuma superior
esteja aproximadamente 10° à sotavento.
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Escota: tensione de modo que a valuma superior
esteja aproximadamente 10° à sotavento.
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Escota: tensione de modo que a valuma superior
esteja aproximadamente 10° à sotavento.
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Barber hauler
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Barber hauler: de forma que a buja comece a tocar a cabine do
Daysailer, o punho dela ficará 40cm do centro do barco. Permita que ele
flutue, não muito firme não muito frouxo.
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Traveler
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Traveler: para trás e para fora. Regule de modo que
as fitas superiores e inferiores "quebrem" juntas, as superiores
ligeiramente antes.
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Traveler: na posição central. Regule de modo que as
fitas superiores e inferiores "quebrem" juntas, as superiores
ligeiramente antes.
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Traveler: para trás. Regule de modo que as fitas
superiores e inferiores "quebrem" juntas, as superiores
ligeiramente antes. Depois pode-se ainda deslocá-lo de 5 à 8 cm para trás
para ajudar à tirar a potência da vela.
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Vela, Situação
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Balão, vento fraco
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Balão, vento médio
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Balão, vento forte
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Balão, mar agitado
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Balão, orça
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Balão, través
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Balão, popa
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Velocidade
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4 nós, 7 km/h,
2 m/s ou menos
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9 à 10 nós, 16 à 19 km/h, 5 m/s
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Acima de 13 nós, 24 km/h, 7 m/s
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Buja: baixada.
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Buja: em cima "overtrimmed".
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Buja: em cima.
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Anel
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Anel: de baixo.
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Anel: de cima.
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Anel: de cima.
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Adriça
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Adriça: no mastro.
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Adriça: 30 à 46cm longe do mastro (braço sem e com a
mão para idéia de medida).
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Adriça: no mastro com vento muito forte.
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Escota
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Escota: veleje o balão com 15 à 30 cm de ondulação
em sua testa, soltando-a até o ponto em que o balão quase fecha.
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Escota: veleje o balão com 15 à 30 cm de ondulação
em sua testa, soltando-a até o ponto em que o balão quase fecha.
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Escota: veleje o balão com 15 à 30 cm de ondulação
em sua testa, soltando-a até o ponto em que o balão quase fecha.
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Escota: veleje o balão com 15 à 30 cm de ondulação
em sua testa, soltando-a até o ponto em que o balão quase fecha.
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Pau do spinnaker
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Pau do spinnaker: ajuste a altura de modo que a
esteira do balão fique todo o tempo na horizontal. O ângulo horizontal será
um pouco a frente de 90° em relação ao vento aparente.
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Pau do spinnaker: ajuste a altura de modo que a
esteira do balão fique todo o tempo na horizontal. O ângulo horizontal será
um pouco a frente de 90° em relação ao vento aparente.
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Pau do spinnaker: ajuste a altura de modo que a
esteira do balão fique todo o tempo na horizontal. O ângulo horizontal será
um pouco a frente de 90° em relação ao vento aparente.
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Pau do spinnaker: ajuste a altura de modo que a
esteira do balão fique todo o tempo na horizontal. O ângulo horizontal será
um pouco a frente de 90° em relação ao vento aparente.
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Pau do spinnaker: ajuste a altura de modo que a
esteira do balão fique todo o tempo na horizontal. O ângulo horizontal será
um pouco a frente de 90° em relação ao vento aparente.
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Trip., Situação
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Tripulação, casco, vento fraco
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Tripulação, casco, vento médio
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Tripulação, casco, vento forte
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Tripulação, casco, mar agitado
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Tripulação, casco, orça
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Tripulação, casco, través
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Tripulação, casco, popa
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Velocidade
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4 nós, 7 km/h,
2 m/s ou menos
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9 à 10 nós, 16 à 19 km/h, 5 m/s
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Acima de 13 nós, 24 km/h, 7 m/s
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Posição no barco
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Tripulação: junta, mais à frente, à sotavento.
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Tripulação: junta, à barlavento.
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Tripulação: mais atrás, fazendo contra-peso.
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Tripulação: à frente.
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Tripulação: à frente, com vento forte para trás.
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Tripulação: à frente, um para cada lado, com vento
forte para trás.
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Bolina
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Bolina: baixada 100%, com vento forte até 75%.
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Bolina: baixada 100% com vento fraco, 50% com vento
médio e 33% com vento forte.
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Bolina: levantada 0%, com mar agitado e vento forte
até 33%.
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Mastro
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Mastro: visto esticando-se a adriça da vela mestra até o
garlindéu, a adriça deverá estar à 2,5 cm de distância do mastro na altura
das vaus. Com a pré-flexão correta deveremos ver rugas horizontais ao longo
da testa, abaixo das vaus.
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Estai de Proa
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Estai de proa: mais solto.
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Estai de proa: mais esticado. Tensão de 90kg.
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Vaus
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Vaus: se a vela estiver muito plana em ventos fracos
posicione a vau mais para frente, colocando algum calço entre a vau e seu
suporte.
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Vaus: seu comprimento é regulado de modo que o
mastro fique reto num vento de 13 km/h.
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